Comitê Municipal, em parceria com o Parque Social, realiza atividade Cultural de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

O Comitê Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil – CICOMTI, presidido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com o Parque Social, órgãos públicos e organizações da sociedade civil, realizou na última quarta-feira (19), atividade cultural em comemoração ao mês da criança, no auditório do Ministério Público de Estado da Bahia. Com apresentações de dança, capoeira e música, crianças e adolescentes de escolas municipais e que participam de projetos socioculturais foram sensibilizados quanto à violação de direitos.

O CICOMTI foi criado através do Decreto N º 29.379 de 14 de dezembro de 2017, pelo Município de Salvador com a finalidade de propor e incrementar ações para erradicar o trabalho infantil, através da mobilização de grupos e instituições.

“É difícil acreditar que hoje, no ano de 2022, após 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, a gente fale de uma pauta que infelizmente ainda acontece, o trabalho infantil. Por isso, destacamos a atuação do CICOMTI, da Sempre e de todos nesse combate, ressaltando a importância da rede para defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes. Falo isso, não só como uma função das instituições, mas para convocar as pessoas para essa luta, em todos os ambientes, seja em casa, na escola, ou no trabalho.”, destacou Tainá Barros, subsecretária da Sempre.

Durante o evento se apresentaram a turma de Iniciação Musical do Núcleo Central do NEOJIBA; adolescentes da oficina do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiar e Comunitário, do Lar Fabiano de Cristo; adolescentes assistidos pelo do Centro de Convivência Bariri das Artes, da Fundação Mãe; além de jovens que participam do projeto Capoeira Magangá.

 

“Para nós do Parque Social é de importante valia a participação em um evento como esse, pois o nosso trabalho atende também ao público de crianças e adolescentes, através do Projeto Comunidade Empreende. Oportunizar para eles uma tarde lúdica e que aborda uma questão tão importante que é o trabalho infantil, certamente ajuda-os a ter consciência dos seus direitos e deveres assim como, o contato com as artes oportuniza fortalece a crença que eles também são capazes de produzir coisas lindas. Foi emocionante ver o brilho no olhar dessas crianças”, destacou Inês Dantas, Assistente Social, representante do Parque Social no CICOMTI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *